quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SALVADOR DALÍ




Salvador Dali

Salvador Felipe Jacinto Dali y Domenech
1904-1989







Cquote1.svgSurrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.Cquote2.svg
Salvador Dali
Desde jovem se dedicou ao desenho e a pintura, e em 1922 começou os estudos de Belas Artes em Madri, capital espanhola. Durante sua estância na Residência de Estudantes surgiu a grande amizade que ele manteve com o famoso poeta Federico García Lorca e o cineasta Luis Buñuel.

Finalizada sua etapa de estudante em Madri, e após ter participado nos debates artísticos renovadores dos anos 1920, Salvador Dalí se mudou para Paris, onde se integrou ao grupo de pintores e escritores surrealistas. Neste periodo fez algumas obras bastante conhecidas no mundo surrealista como: O Grande Masturbador, O Espectro do Sex-appel, O Jogo Lúgubre e A Persistência da Memória. Em 1929 conheceu a jovem russa Helena Ivanovna Diakonova, Gala, que a partir de então se converteu em sua musa e grande companheira
No início da Segunda Guerra Mundial, Salvador Dalí e Gala se estabeleceram por alguns anos nos Estados Unidos, onde a pintura de estilo realista e onírico de Dalí teve um notável sucesso. Nesta época, Dalí escreve Vida secreta de Salvador Dalí e trabalha para o cinema, o teatro, a ópera e o ballet. Nos anos de 1940 datam obras muito importantes como: A Cesta de Pão, Leda Atômica e A Madona de Portlligat. Nessa época ele já era conhecido como um dos pintores mais famosos do mundo. Em 1948 Dalí voltou a se estabelecer na Europa.

Durante os anos de 1950 e 1960, suas obras se centraram na religião, na história e na ciencia. Nesse periodo, o artista pinta obras muito conhecidas, como O Cristo de São João da Cruz, Galatea das Esferas, Corpus Hipercubus, O Descobrimento da América por Cristovão Colombo e A última Ceia.

Nos anos setenta, Salvador Dalí criou e inaugurou o Teatro-Museu Dalí de Figueres, onde se encontra exposta uma importante coleção de sua obra que abrange desde o início de sua carreira e as criações surrealistas até as obras de sua última etapa.

Em 1982 Gaia morreu, e com ela foi uma grande parte de Dalí. Ele passou os últimos anos de sua vida na Torre Galatea de Figueres, perto do Teatro-Museu Dalí, onde ele quis ser enterrado.

Em 1983 foi criada a Fundação Gala-Salvador Dalí, a instituição que gestiona, protege e fomenta seu legado artístico e intelectual.


Frases de Salvador Dalí:

"Desenhar é a honestidade da arte. Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim."

"Deus inventou os homens, e os homens inventaram o sistema métrico."

"Não tenho medo nenhum da perfeição - nunca atingirei isso."

"Eu não uso droga: Eu sou a droga."

"Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas."

"A única diferença entre eu e um louco é que eu não sou louco!"

"A única coisa que o mundo não terá suficiente é o exagero."

"Há alguns dias que eu penso que vou morrer de overdose de satisfação."

"Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada."

"Arte moderna é quando se resolve comprar um quadro para esconder uma parte da parede cuja pintura está descascando e, depois de examinar umas 50 obras, se chega à conclusão de que o melhor mesmo será deixar como está."

"Eu vivo em permanente estado de ereção intelectual."

"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la."

"A diferença entre as lembranças falsas e verdadeiras é a mesma das jóias: as falsas sempre aparentam ser as mais reais, as mais brilhantes."

"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?"


O grande masturbador
Os espectros do Sex-Appeal, Salvador Dalí, 1934.

Também intitulado Espectro da Líbido.

Perante este "monstro", Salvador sente-se minúsculo como a criança de fato à marinheira, que o representa. Tem contudo, para que ninguém o ignore, numa mão um arco, símbolo feminino e, na outra, um fêmur dos mais fálicos.


O jogo lúgubre




"A Persistência da memória", de Salvador Dalí

Em meados de 2001 (antes tarde do que nunca), eu descobri que Salvador Dalí realizou várias obras que mostram girafas, em 5 delas as girafas aparecem ardendo em chamas... Segundo Nostradamus o aparecimento de monstros é presságio de uma guerra...

A girafa queimando tem caráter profético e representa um masculino monstro apocalíptico... Penso que a primeira girafa queimando (pintada em 1936-37) é análoga à Guerra Civil Espanhola que acontece na mesma época, sob a ditadura de Franco... Aliás, todas as girafas foram pintadas durante o período franquista que ocorreu na Espanha (1936-1975)...


● Salvador Dalí realizou em 1948 a obra “A Girafa-elefante”, “L'Elephante Giraffe” (francês), “El elefante-jirafa” (espanhol), “The elephant giraffe” (inglês). , em pôster reduzido, a obra “A Girafa-elefante”.



● Salvador Dalí realizou em 1957 a obra “Girafas queimando e telefones – as sete artes”, “Les sept arts” (francês), “Jirafas ardiendo y telefonos – Las siete artes” (espanhol), “Brennende Giraffen und Telefone” (alemão), “Burning Giraffes and Telephones – Seven Arts Rhapsodie moderne” (inglês).

Nota: tem site informando que tal obra é de coleção privada, outros que o original também está no Kunstmuseum Basel – Depositum der Emanuel-Hoffmann-Stiftung...

Cartão-postal “Girafa em Chamas” (1936-1937), Fine-Art Print.




Sua primeira exposição individual, aonde apresentou várias de suas obras que tinham como modelo sua irma Anna Maria, inaugurada na Galeries Dalmau de Barcelona foi em novembro de 1925. Em Semana Santa do mesmo ano, o poeta García Lorca foi convidado por Dalí a visitar sua cidade natal, Figueres e Cadaqués. Tempo depois o poeta escrevia a Oda a Salvador Dalí.





pôster de 24x31 polegadas, Fine-Art Print.


Uma das mais bela obras " para mim"




Em 1929 em Cadaqués conhece sua mulher, Gala, e fogem a Paris para entrar de cabeça no movimento Surrealista


Galateia das Esferas

"A Madona de Port Lligat" - Primaira versão

Retrato de Paul Eluard – Salvador Dalí – Óleo s/ tela – 1942

Em 19/11/1979, foi emitido um selo com valor facial de 3 francos, o qual traz uma obra original de Salvador Dalí (lado esquerdo da tela). Este lindo selo foi desenhado e assinado por Salvador Dalí no ano anterior, em 1978, gravado por Claude Durrens e emitido pelos correios franceses.




Abaixo , bloco com valor facial de 0,80 emitido em 12/05/2004 pela Bulgária em comemoração ao Centenário do Nascimento de Salvador Dalí. Mais abaixo, selo com valor facial de 0,49 + 0,11 euros emitido em 17/04/2004 pela Bélgica que mostra a obra “A Tentação de Santo Antônio”.




As excentricidades e declarações provocadoras fizeram de Salvador Dalí uma das mais polêmicas figuras da arte contemporânea, mas não impediram que sua obra fosse reconhecida como uma das mais audaciosas e apuradas da pintura surrealista.



Sonho causado pelo vôo de uma abelha em volta de uma romã um segundo antes de despertar


A tentação de Stº Antônio


A metamorfose de Narciso

espanha 1938 salvador dali








● Salvador Dalí realizou em 1975 a obra “A Girafa de Avignon”, “L'invention des monstres” (francês), “La Jirafa de Avignon” (espanhol), “Brennende Giraffen Braun” (alemão), “The Giraffe of Avignon” ou “Burning Giraffes in Brown” (inglês). Pastel, watercolour, gouache and stuck-on paper. 43 x 63.5 cm. Private Collection.


Nesta obra aparecem três velhas ideias do pintor: as girafas queimando, grupos em ambos os lados de um caminho e um pai mostrando tudo a seu filho.


“Avinhão” é uma cidade do Sul de França que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica. Está situada na margem esquerda do rio Ródano, a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. Habitada desde o tempo dos Celtas, é famosa por ter sido convertida na residência dos Papas em 1309, quando se encontrava sob governo dos reis da Sicília...









O sinal da angústia


A pesca do atum


Construção mole com feijões cozidos



Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo



Canibalismo de Outono


Hércules levantando a pele do mar pede a vénus para esperar um instante antes de acordar o amor
Aparição da cidade de Delft
Alegoria de um Natal Americano
Começo automático de um retrato de Gala
Cardeal! Cardeal!
Retrato da viscondessa Marie-Laure de Noailles
Mulher com cabeça de rosas
Capa para a revista «Minotauro»
Desmame do móvel-alimento
Estudo para «Eu próprio aso 6 anos...»
O enigma de Hitler
nascimento dos desejos líquidos
Apariçãode um rosto e duma compoteira numa praia
Alucinação parcial - 6 aparições de Lenine sobre um piano
Três esfinges de biquini
Retrato equestre de Carmen Bordiu Franco
Praia com telefone
Singularidades
Instrumento masoquista
A memória da mulher crianca
automoveis vestidos (pormenor)
Objecto surrealista indicador da memória instantânea
Composição surrealista com figuras invisíveis
Figura e pano numa paisagem
Os vinhos de gala e do divino
Sem título - natureza morta com lírios
Arquitetura surrealista
Mulheres com cabeças de flores encontrando na praia os restos de um piano de cauda
A invenção dos monstros
Aparecimento da minha prima Carolinetta na praia de rosas - presentiment fluídico


O Angelus de Gala

ovos estrelados sem o prato

O eco do vazio

Aparição da minha prima Carolinetta na praia das rosas

rimavera necrofília

O verdadeiro quadro de «A Ilha dos Mortos»

Encontro da ilusão e do momento parado ovos estrelados apresentados numa collhe

O gabinete antropomórfico

Disintegration of the Persistence of Memory, 1954

"Gala Nua Vista por Trás" (1960)

Tela de Salvador Dali.
Está na Fundação Gala-Salvador Dali, em Figueras, na Espanha.
Mulher do poeta Paul Éluard, Gala tornou-se companheira e modelo de Dali.

Paranonia (1935-1936) 
Velhice, Adolescência, Infância (As Três Idades) (1940) 

Cama e Duas Mesas de Cabeceira

Cisnes Refletindo Elefantes

Desmaterialização
Menina de Volta

Navio e Flores
O Descobrimento da América por Cristovão Colombo
O Enigma do Desejo
O Fantasma de Veemer
O Navio

O Toureiro Alucinógenas

Paisagem com Borboletas
Rosto de Mãe West


Sommeil

FIGUERES 


FIGUERES 


PORTLLIGAT 


PÚBOL 


É isso aí, espero que tenham curtido

Adoro as obras de Salvador Dalí


Beijão

Antonia

2 comentários:

  1. Ótimo post ! Salvador Dali é um gênio, o maior de todos os pintores para mim. Suas obras são fascinantes!

    ResponderExcluir
  2. Salvador Dalí era, sem dúvida, um pintor espectacular :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário
Volte sempre!

Pesquisar este blog

.