sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão deixa Salvador e cidades do inteiror sem energia







A TARDE



04/02/2011 às 00:02

| ATUALIZADA às 02:42 | COMENTÁRIO (0)
Apagão deixa Salvador e cidades do inteiror sem energia


Tássia Correia l A TARDE






Todos os bairros de Salvador e cidades do interior da Bahia ficaram sem energia na noite de quinta-feira, 3, depois de um apagão registrado a partir das 23h30. Os estados nordestinos, com exceção de Maranhão e Piauí, também foram afetados.


Segundo adiantou uma fonte da Chesf, que não quis se identificar, uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e a cidade de Petrolândia (PE) saiu de operação, desarmando a subestação da UsinaHidrelétrica Luiz Gonzaga (PE).


O disjuntor de uma das seis máquinas geradoras da usina, cada uma com capacidade de 400 megawatts, falhou, comprometendo toda a rede. As subestações de Paulo Afonso e Xingó também foram comprometidas. A partir de 0h30 desta quarta, o fornecimento de energia passou a ser restabelecido.


Segundo a Chesf, a energia deve chegar primeiro às capitais, já que a capacidade total da hidrelétrica não foi totalmente recuperada. Outras regiões do País não foram afetadas por causa de um mecanismo de controle que desconecta as linhas de transmissão.


De acordo com um leitor que telefonou para a redação de A TARDE, houve também um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju.


******************************************

Salvador e cidades do interior da Bahia sofrem "apagão"


Claudio Leal



A cidade do Salvador (BA) sofreu um "apagão" na noite desta quinta-feira (03), por volta das 23h. Da Cidade Baixa a Itapoã, estão iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Terra Magazine conversou com moradores de diversos pontos da cidade: Bonfim, Itaigara, Jardim Armação, Aflitos, Barra, Rio Vermelho - em nenhum havia luz. Ainda não há informação oficial sobre o apagão - há relatos de que ele atinge vários regiões do Estado da Bahia.


Terra Magazine


******************************************





Redação CORREIOEDE BAHIA











Apagão deixa Bahia e outros seis estados do Nordeste sem luz





A Bahia ficou sem luz no final da noite dessa quinta-feira (3). O problema atingiu boa parte do Nordeste - além da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíbaforam afetados. A energia começou a faltar por volta das 23h20 e em alguns lugares começou a voltar a partir das 00h30, mas ainda não foi completamente restabelecida.



De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados. A Chesf não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.


Coelba, Coelce e Celpe, concessionárias de energia da Bahia, Ceará e Pernambuco, respectivamente, informaram através de assessoria que não têm relação com o apagão e que aguardam pronunciamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as causas da falta de energia. A Coelce ainda garantiu que a causa do apagão não foi originada no Ceará.


De acordo com relatos, falta energia em Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Recife e Natal, dentre outras que também estãm sem luz - dos estados do Nordeste, somente Maranhão e Piauí não foram afetados. Na Bahia, além de Salvador, leitores relatam que falta energia em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Camaçari e Porto Seguro, dentre outros.


O assunto é um dos mais comentados pelo twitter e a hashtag #apagão está nos trending topics.


Apagão


O país sofreu uma "crise do apagão" em 2002. Represas ficaram vazia por conta de uma falta de chuvas, prejudicando a geração de energia. Com o nível baixo de água nas hidrelétricas, os brasileiros tiveram que racionar energia.


Em 2009, 18 estados ficaram sem energia depois de um problema na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.






******************************************


Hoje às 7h55 - Atualizada hoje às 8h08http://www.jb.com.br/


Apagão no Nordeste durou mais de três horas e atingiu oito estados




Jornal do Brasil

PUBLICIDADE















RIO - O apagão que deixou às escuras várias cidades em oito estados brasileiros durou mais de três horas. O problema começou por volta das 23h30 desta quinta-feira e só foi contornado às 2h30 de hoje. Foram atingidos os estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piaí. Só o Maranhão não registrou blecaute.


O presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira, disse que ainda não se sabe o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. "Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos estados", acrescentou.


Conti informou que com o religamento das usinas, as empresas alimentadoras da concessionárias responsáveis pela distribuição de energia puderam cumprir seu papel e assim possibilitar o retorno da eletricidade nos estados do Nordeste. "Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência", disse Conti.


Segundo a GloboNews, o apagão teria sido causado por um curto-circuito em uma linha de transmissão no sertão pernambucano. Os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.


A cidade do Salvador (BA) sofreu o apagão por volta das 23h do horário local. Da Cidade Baixa a Itapoã, ficaram iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Um dos principais eventos do calendário da cidade, o Festival de Verão funcionou com geradores. A cantora Ivete Sangalo se apresentou esta madrugada.


******************************************




Estados do Nordeste sofrem apagão na madrugada desta sexta-feira
Redação SRZD | Nacional | 04/02/2011 01h56




A Região Nordeste do Brasil sofreu um apagão no início da madrugada desta sexta-feira, deixando cidades como Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife e outras praticamente às escuras. De acordo com o site "Correiro da Bahia", as primeiras informações deram conta de um problema no Sistema Interligado Nacional.




O site diz ainda que em Salvador atingiu toda a orla da cidade, além dos bairros de Paralela, Imbuí, Cidade Baixa, Itaigara e outros. Ainda não informações concretas sobre os motivos da falta de energia nestas cidades da região.



*******************************************


http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/fornecimento-de-energia-e-restabelecido-em-boa-parte-do-nordeste
Fornecimento de energia é restabelecido em boa parte do Nordeste
Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, João Pessoa e Maceió sofreram com a pane


Aos poucos, boa parte da região Nordeste retoma o fornecimento de energia elétrica na manhã desta sexta-feira. Ao menos sete estados da região foram afetados pelo blecaute, ainda sem causa conhecida: Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.


A partir do final da noite de quinta-feira, várias cidades do Nordeste ficaram sem luz, situação que se estendeu por toda a madrugada desta sexta-feira. Salvador, Fortaleza, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió e Recife foram algumas das localidades atingidas pelo apagão.


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda não se pronunciou a respeito do problema. As companhias de energia locais negaram qualquer tipo de problema em suas redes de distribuição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário
Volte sempre!

Pesquisar este blog

.