quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como tirar boas fotos com o celular


Como tirar boas fotos com o celular


A super vantagem dos celulares com câmera é a facilidade de carregar um produto "tudo em 1" pra lá e pra cá, podendo tirar fotos onde e quando quiser, a qualquer momento. O problema é que depois de alguns cliques por aí, a gente descobre que as fotos não ficaram assim tão boas quanto imaginávamos. Claro que isso também depende da resolução da câmera mas a pecinha que opera o celular pode aparecer bonito na foto se seguir as dicas imperdíveis que separamos especialmente para você. \o/

Mesmo se a sua câmera tiver 2 megapixels por exemplo (qualidade até que boa para esse tipo de equipamento, mas baixa para o que estamos acostumados em ver nas câmeras digitais), com essas dicas básicas mas valiosas você terá resultados impressionantes como este aí de cima. =D

1. Eduque seus olhos
Já que seu celular fica com você o tempo todo mesmo, use e abuse dos testes de ângulos e posições inusitadas para dar mais emoção às suas fotos. Saia fotografando loucamentepor aí!
Vale lembrar que cenas em movimento são mais difíceis de capturar, pois sempre há um atraso entre o momento do disparo e o registro efetivo. É preciso tentar prever a movimentação e disparar antes que seu alvo apareça no visor. Loucura? Nah! Diversão! Basta um pouco de manha (e sorte!) que dá tudo certo. Na "pior" das hipóteses, você terá imagens inesperadas interessantes.

2. Lá vem o sol, hey, vem pra iluminar!
Sempre, sempre, sempre e pra sempre sempre prefira os ambientes iluminados. Fotos tiradas por celulares no escuro ficam muito ruins e com pouca nitidez. Lembre-se: quanto mais luz, mais qualidade na sua foto, mas é claro: não exagere ou terá fotos estouradas. Ah! Prefira a luz natural do nosso amigo sol. =)

3. Aposte na mesmice
Prefira lugares onde a luz seja constante e uniforme para que não haja grandes contrastes.

4. Não confie nesse tal de zoom
Pelo menos não no da câmera de celular. Prefira chegar o mais próximo possível do objeto que quer fotografar e do enquadramento desejado para então disparar.

5. Segure e não largue
Tenha a mão firme, não trema e se concentre para deixar a câmera estática.

6. Se foi clicado, assim será
Evite comprimir a imagem para adaptá-la a outros tamanhos ou provavelmente ela vai distorcer o suficiente para você ganhar uma bochecha de bulldog.
7. Fotos, fotos e mais fotos
Mesmo se você tomar esses cuidados básicos, é melhor se garantir tirando mais de uma foto da sua cena para que possa escolher a melhor quando puder ver no computador.

8. Tá, mas mesmo assim eu quero tirar fotos à noite!
Tuuudo bem, a gente avisou que fotos em lugares escuros, com pouca iluminação ou luz artificial baixa (como em lugares fechados), não ficam tão boas, mas para ajudar na sua tarefa, procure motivos sem muito movimento e tente não tremer ao disparar a foto. O resultado vai ficar parecido com este aí de cima.
Alguns celulares tem flash integrado, isso ajuda em algumas situações, mesmo assim sua performance ainda é limitada. No entanto, com uma dose de perseverança e uma outra dose de habilidade (e, neste caso, um celular com câmera de 8 mp, hehe), você consegue resultados impressionantes como estes:
(Fotos de Izan Petterle)

9. Chama o tio Photoshop!
Nada melhor do que um tapinha no Photoshop para cobrir qualquer errinho que possa acontecer no caminho entre seu objeto de desejo fotográfico e a fotografia em si. Tadaaaaaam, você tem uma foto linda.

10. Então quer dizer que eu posso encostar minha câmera e ficar só com o celular?
Não exatamente. Vai depender do seu objetivo com as fotos. Se for só o de registrar o momento e as fotos ficarem prioritariamente no computador, ok. Do contrário, para a impressão, a sua boa e velha câmera digital não pode ser esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário
Volte sempre!

Pesquisar este blog

.